terça-feira, 2 de junho de 2009

Analisando a música "Nada por mim"

Você me tem fácil demais
Mas não parece capaz
De cuidar do que possui
Você sorriu e me propôs
Que eu te deixasse em paz
Me disse vai e eu não fui

Não faça assim
Não faça nada por mim
Não vá pensando que eu sou seu

Você me diz o que fazer
Mas não procura entender
Que eu faço só pra te agradar
Me diz até o que vestir
Com quem andar e aonde ir
Mas não me pede pra voltar



Tanta gente já gravou essa música que fica difícil saber quem a compôs. O verso "não vá pensando que eu sou seu" até sugere que ela foi composta por um homem, mas todos os demais elementos da canção formam um típico discurso feminino. Vou, então, admitir que se trata de uma canção que, se não foi feita por uma mulher, foi escrita para que uma mulher cantasse. A seguir, comentarei alguns versos.

Você me tem fácil demais, mas não parece capaz de cuidar do que possui: dizer que uma mulher é fácil é o mesmo que dizer que qualquer um que se aproxime tem chances de ter com ela um contato mais íntimo. Mais do que isso, a mulher fácil sequer espera que o homem se aproxime e já parte para o ataque. Mas esse não é o sentido na canção. Ser fácil demais, nesse caso, é o mesmo que deixar totalmente explícita a paixonite que se sente pelo outro. E pouco importa que o outro não saiba cuidar do que possui, pois mesmo que ele seja um estúpido na maior parte do tempo, a mínima demonstração de carinho apaga o histórico de grosserias. Mostrar-se "fácil demais" sempre foi desaconselhado pelos mais antigos, que afirmam que homens gostam de desafios e se desinteressam quando percebem que não precisam se esforçar muito para conquistar alguém. Essa idéia pode até ser ultrapassada, mas ser "fácil demais" é realmente uma desvantagem, pois dá ao outro a segurança de que todo tipo de comportamento desagradável será tolerado. E, de fato, quando um homem percebe isso, ele não hesita em te magoar, pois sabe que você não hesitará em perdoá-lo.

Você sorriu e me propôs que eu te deixasse em paz [...] Me diz até o que vestir , com quem andar e aonde ir, mas não me pede pra voltar: estes versos descrevem uma situação que os mais antigos chamariam de "não trepa nem sai de cima". Temos uma mulher que não esconde sua paixonite e um homem que, apesar de não esconder sua indiferença, alimenta deliberadamente os sentimentos dela. Ele propõe que ela o deixe em paz, mas diz isso sorrindo, o que tira a carga negativa de suas palavras e dá a impressão de que está apenas brincando. Outras atitudes, como opinar sobre suas roupas, companhias e lugares que ela deve ou não frequentar dão a ilusão de que ele se preocupa com ela, e quando estamos apaixonadas nos prendemos mais aos detalhes que sugerem pequenos sentimentos do que às evidências de que a pessoa não nos ama.

Não vá pensando que eu sou seu: e tem como ele pensar diferente??

Você me diz o que fazer, mas não procura entender que eu faço só pra te agradar: Se ele lhe diz o que fazer, é porque o que ela faz para agradá-lo não é suficiente, ou quem sabe até gere o efeito contrário. Nestes versos, fica claro que fazer tudo para agradar não ajuda a conquistar alguém que não está interessado, sendo tão infrutífero quanto ser fácil demais. E, de fato, é irritante quando alguém que a gente não gosta insiste em forçar afinidades. Tais situações já aconteceram comigo: ele nunca tinha lido na vida, mas como sabia que eu gostava de leituras, começou a ler também; ele trabalhava na área da informática e zerava nas provas de Historia quando estava no colégio, mas de uma hora pra outra ficou louco pra conhecer as cidades históricas de Minas. Enfim, pensando em agradar, o outro perde a espontaneidade e torna-se desinteressante.

**********************************************

É triste viver a situação descrita na música. Eu já vivi, e acredito que muita gente já viveu. Quando amamos de verdade, não bolamos estratégias, não paramos pra pensar que devemos ocultar nossos sentimentos, que devemos preservar a auto estima, que devemos pular fora ao identificar a ausência de amor da outra parte. Nos apegamos aos detalhes mais insignificantes que podem simbolizar algum sentimento e ignoramos as evidências de que o único sentimento que existe é o nosso. Mas não somos totalmente culpados disso, muitas vezes o outro alimenta nossos sentimentos só pelo prazer de se sentir desejado e de ter alguém na "reserva". Não é ser fácil demais nem fazer tudo pra agradar que mina nossas chances de ter um relacionamento com alguém que não nos ama, pois mesmo que não fizéssemos nada disso, o resultado seria o mesmo.

2 comentários:

  1. Muito boa sua análise...gostei muito da música quando ouvi, e ao pesquisar a letra dela achei esse seu post. Vivo um pouco essa situação ainda...achei ealmente mto interessante.
    Posso postar isso no meu flog?Com os devidos créditos, claro...

    beijo,
    Bruna
    bruna.ms@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Pode postar sim, Bruna, acho essa música muito significativa... reflete muito alguns momentos pelos quais eu passo. Fico feliz que vc tenha gostado do blog.

    Bjs

    ResponderExcluir