quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sonhos traiçoeiros


Qual é o significado dos sonhos? Desejos reprimidos, elaboração do que vivemos no dia, oportunidade do espírito se libertar do corpo ou avisos sobre o futuro? Indiferente a discussões mais profundas, a sabedoria popular se encarregou de interpretar os sonhos, organizando-os em uma lista de “A a Z” e disponibilizando-a em sites ou livros que podem ser adquiridos em qualquer jornaleiro. Algumas pessoas têm o significado dos sonhos na ponta da língua, alguns bem coerentes. Por exemplo, sonhar com cobra representa traição e sonhar com nudez indica que passaremos uma vergonha em breve. Há outras interpretações que não parecem tão evidentes, como aquela que associa o sonho com dente à morte de alguém próximo. Alguns sonhos são traiçoeiros, podendo significar o contrário do que parecem. Toda vez que sonhei com alguma morte e acordei impressionada, alguém me disse: “fica tranqüila, pois sonhar com morte significa saúde”. Quando sonhamos com água, devemos ficar atentos: sonhar com água parada tem um significado, sonhar com água corrente tem outro. Água limpa jorrando é mau sinal, pois significa que muitas lágrimas estão para brotar de nossos olhos. O bom é sonhar com água suja, mas não sei que coisa boa isso pode representar.

No Rio de Janeiro, onde a “bolsa de apostas ilícita” (by Wikipedia) mais popular entre os mais velhos é o jogo do bicho, uma pessoa atenta aos seus sonhos (e aos sonhos dos outros) pode ganhar uma graninha. Minha avó, que sabe tudo sobre esse jogo, sempre se indignava quando eu resolvia contar meus sonhos apenas à noite, pois não dava mais tempo de jogar. Há quem diga que quando sonhamos com alguém que já morreu, devemos fazer uma oração e mandar rezar uma missa na intenção daquela alma, pois ela pode estar pedindo ajuda. Mas para minha avó não era nada disso. Seu vício no jogo do bicho era tão grande que, quando ela sonhava com alguém que já morreu, ia correndo ao bicheiro jogar no número da sepultura da pessoa. Quando sua sogra completou determinados anos de falecimento e o número de sua sepultura não constava no resultado do bicho, ela se lamentou: “Dona Maria não serve nem pra me dar uma sorte!”

Minha avó sabia reverter
qualquer sonho em palpite de jogo do bicho, mas apenas um ficou na minha memória: sonhar com noiva é pavão. Uma vez, sonhei com várias mulheres vestidas de noiva e achei que finalmente tiraria alguma grana dos bicheiros, que já haviam me levado uma boa quantia. Como eu precisava pegar o metrô, resolvi aproveitar e fazer uma fezinha. Mas nesse dia encontrei meu irmão na rua e, para o meu azar, ele estava gentil e me ofereceu uma carona, o que me tirou da rota do bicheiro. Pois bem, acabei não jogando, e à noite descobri que havia dado pavão na cabeça. Depois disso, desanimei totalmente e desisti de jogar.

O costume popular de enxergar nos sonhos palpites para o jogo do bicho foi registrado pelo samba carioca no carnaval de 1976. A relação entre bicheiros e escolas de samba não é segredo para ninguém, ma
s como se trata de um jogo ilegal, é surpreendente que a Beija-Flor de Nilópolis tenha tido a coragem de usar este tema como enredo. Intitulado “Sonhar com rei dá leão”, o samba dizia assim:

[...] Quando o Barão de Drummond criou
Um jardim repleto de animais

Então lançou

Um sorteio popular

E para ganhar

Vinte mil réis com dez tostões

O povo começou a imaginar

Buscando no belo reino dos sonhos

Inspiração para um dia acertar


Sonhar com filharada é o coelhinho
Com gente teimosa, na cabeça dá burrinho

E com rapaz todo enfeitado
O resultado pessoal...
É pavão ou é veado


Como se vê, a cultura popular não dá
a menor bola para o politicamente correto e se encarregou de dar aos sonhos alguma utilidade, revertendo-os em uma oportunidade de ganhar dinheiro fácil. Mas nem sempre os sonhos jogam a nosso favor. Eu e minha amiga Camila somos um ótimo exemplo disso.

Dia 2 de maio de 2009 deveria ter sido uma data comemorativa, pois completei dois meses sem ter qualquer contato com Alan. Em contagem regressiva para a comemoração, combinei de sair com a Camila para tomar um chopp, como forma de celebrar meu feito inédito. Mas qual não foi minha surpresa quando dois dias antes da data eu voltei a sonhar com Alan. No primeiro sonho, ele não estava presente,
mas eu decidia escrever-lhe um bilhete dizendo que sentia saudades. O problema é que eu tentava escrever e não conseguia, o papel era inadequado, a letra saía estranha e eu cometia erros de português grosseiros. Vendo-me forçada a reescrever o bilhete várias vezes, acabei abandonando meu objetivo. O significado deste sonho me pareceu claro: qualquer tentativa de voltar a me comunicar com ele será infrutífera. Na noite seguinte, mais um sonho, mas desta vez ele estava presente. Nós ficávamos cara-a-cara, ele não se mostrava feliz em me ver e dizia coisas irônicas, que eu não conseguia entender. Além disso, meu armário do trabalho estava cheio de coisas dele, todas velhas e inúteis. O significado foi mais claro ainda: nenhuma tentativa de contato valerá a pena, pois ele só tem a dizer coisas que vão me magoar. Além disso, os objetos velhos e inúteis que aparecem no meu armário representam o espaço que ele ainda ocupa na minha lembrança, espaço que poderia estar sendo preenchido com coisas de melhor serventia. Ou seja, já passou da hora de varrer o Alan da minha memória.

Se meus sonhos indicaram que eu tomei o caminho certo ao decidir cortar qualquer tipo de contato com Alan, por q
ue considerei que meu subconsciente não jogou a meu favor? A resposta é simples: estes sonhos acabaram reavivando lembranças. Assim, no dia 2 de maio eu não estava feliz com a minha conquista, e sim com saudades daquele lixo humano. Fui tomar um chopp com a Camila – na verdade, três - mas falei do Alan o tempo todo. Fui embora dizendo: “acho que não vou conseguir completar três meses sem falar com ele”. Camila concordou, com as seguintes palavras: “pelo menos você tentou”. Foi triste perceber que nem minha amiga levava mais fé em mim.

Felizmente, meu momento de fraqueza
não resultou em nenhum email ou telefonema. Comecei a dizer para mim mesma: “não adianta sonhar com coisas desse tipo, pois o efeito está sendo o contrário”. Situação paradoxal, pois ao tentar me avisar que eu não deveria me aproximar do Alan, meus sonhos quase causaram uma tentativa de reaproximação da minha parte. Não sei se podemos controlar nosso subconsciente, mas o fato é que não voltei a ter sonhos que me despertassem esse tipo de reação. Desde esse dia, só voltei a sonhar com ele uma vez, mas ele estava morto e eu ia comprar uma vela para rezar por sua alma. No entanto, quando chegava à loja, mudava de idéia, e comprava uma vela para rezar pela saúde do meu pai, que de fato estava ficando doente. Será que, simbolicamente, Alan finalmente morreu? Tudo indica que sim.

Parece até enredo ficcional, mas juro que na semana seguinte a Camila passou por uma situação semelhante. Seu ex-namorado, que ela diz não amar mais, mas que até as pedrinhas da rua sabem que ela ainda ama, está viajando e vai ficar ausente por um mês. Apesar disso, ela não estava triste e sequer o citava em nossas conversas. Mas eis que certa noite ele aparece em seus sonhos, voltando de viagem com uma namorada belíssima. Isso foi o suficiente para que a Camila percebesse que ainda sentia ciúmes, e a partir deste dia ela voltou a pensar nele e a investigar seu orkut. Neste caso, não há nem como dizer que o subconsciente tentou jogar a favor dela, o que houve foi simplesmente um boicote. Na noite seguinte, outro sonho: ele estava numa praça de Paris fumando maconha.

Não acredito que todo sonho tenha um sentido específico, mas os sonhos que descrevi acima são significativos demais para serem ignorados, ainda mais se considerarmos que nem eu nem Camila fomos dormir pensando nas pessoas que apareceram neles. Para mim, os sonhos representaram a confirmação de que eu devo me manter firme no objetivo de nunca mais falar com meu ex. Para a Camila, as coisas ainda estão meio confusas, talvez porque ela ainda não tenha decidido se vai esquecer o ex-namorado ou lutar por ele. Ao sonhar que ele estava de namorada nova, não creio que ela tenha sido avisada de que ele em breve terá um novo relacionamento, acredito que seja apenas a projeção de um medo que ela tem. Já o fato dele não ser usuário de drogas, mas aparecer fumando maconha, representa suas variações de comportamento, que nada ficam devendo às alterações de consciência causadas pelas drogas. Se apesar disso a Camila vai insistir na relação, por enquanto é algo que ela vai ter que decidir acordada. Ou quem sabe, ficando atenta aos próximos sonhos, ela descubra qual é o caminho mais apropriado a seguir.



Pesquisa Google sugere a relação entre sonhos e jogo do bicho; sonhar com cobra deve ser comum, vide que é o único sonho citado explicitamente.

4 comentários:

  1. Foto linda, tudo a ver. Adorei o texto, você escreve muito bem!

    Como você mesma diz no início e que como boa seguidora de Frued que sou (zzzzzz), acredito que o sonho seja a representação dos nossos desejos e sentimentos reprimidos. "O sonho é o guardião do sono - a estrada real que leva ao conhecimento do inconsciente na vida psíquica". Todos os sonhos significam algo que queremos expor a nós mesmos.

    Vou citar mais dois para sua coleção, ambos de minha mãe:
    1. Quando meu pai foi embora de casa para viver com uma mulher mais nova do que eu, ela, meses depois, sonhou que ele tinha morrido e estava sendo posto num saco preto. Eu interpretei essa morte como o fim do pai e marido que antes era para a gente.
    2. Antes de minha tia Dalva ficar doente, mamy sonhou que ela carregava uma mala - marrom- e se dirigia muito triste ao guichê da rodovriária para comprar uma passagem, sem voz, mamy não conseguiu dizer adeus e minha tia partiu sem olhar para trás.
    Na manhã depois do sonho minha mãe levou minha tia no hospital e foi descoberto um câncer muito agressivo no intestino. Ela morreu extamente um mês depois.

    P. S. Essa sua amiga Camila é uma retardada, não gosto dela.
    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, como os sonhos da sua mãe são significativos! O primeiro é bem simbólico, já o segundo me pareceu premonitório.

    Ah, poxa, não fala assim da Camila! Ela é boa gente! rs...

    A Letícia é aquela minha amiga mais velha com a qual não falo mais.

    Que bom que vc gostou do texto! Fico feliz, pois agora tenho dois leitores, você e o Douglas ... rs

    ResponderExcluir
  3. O meu sonho foi um aviso, namorava(mas ele vai voltar pra mim), sonhei que ficava com um amigo do meu namorado e todos descobriam e meu relacionamento ia por agua abaixo, não dei importancia e foi exatamente o que aconteceu.

    Levarei os sonhos mais a sério, e teria a partir de hoje o cuidado de interpreta-los antes de qualquer atitude.

    ResponderExcluir